domingo, 4 de setembro de 2011

[Caminhando por aí!! #4] Salvador: Uruguai

E aí meus caros,

Domingo passado infelizmente não pude postar o caminhando por aí, por que me deu uma crise de preguiça + cansaço de começo de aulas (não sabia que montar aula dá tanto trabalho arf :x). 

Bom,  explicações dadas, hoje o caminhando por aí visitou o bairro do Uruguai (antes tinha uma dúvida se era com Uruguay, mas nos correios está com "i" mesmo. ehehhe).  O bairro é enorme, parece um gigante labirinto com centenas de ruas e transversais. 

O começo da caminhada foi no encontro do Uruguai com o Lobato, perto do viaduto dos motoristas. 

Agora você sabia que o Bairro do Uruguai (assim como o bairro do Lobato, e alguns trechos da suburbana, Jardim Cruzeiro, Maçaranduba ...) são basicamente resultado de um grande aterramento, e não qualquer aterramento, e sim de lixo!!!! Sim meus caros, essa área era um grande manguezal da enseada dos Tainheiros foi aterrado com o lixo de toda a cidade, um crime ambiental gravíssimo, já que era um local de reprodução de peixe, crustáceos entre outros. fora que perdeu toda a beleza da enseada, só posso imaginar como seria bonito o local antes disso. Segue uma imagem com o tamanho do estrago (físico):
Em traço amarelo a hoje Rua do Uruguay (com y). Ao seu final à direita no alto está sinalizando em branco a Igreja dos Alagados e o grande traço azul quer representar a área que era mar da Enseada dos Tainheiros (por volta de 1940). Estas informações e imagem tirei do blog História de Salvador - Cidades Baixas e Altas, que recomendo a visita se quiser saber mais da história da cidade e principalmente desse bairro, tem boas informações por lá, vale a pena conferir.

Aproveitando a citação da Igreja dos Alagados, por volta do ano de 1943, Irmã Dulce realizava um trabalho de base assistencial e educacional nos Alagados. Ainda hoje as Filhas de Maria Servas dos Pobres estão ajudando os mais necessitados. Assim como a creche das Irmãs Missionárias da Caridade fundada pela Madre Tereza de Calcutá!! Para completar as visitas ilustres, o próprio papa João Paulo II, por ocasião de sua primeira visita ao Brasil e a Bahia, fundou a Igreja dos Alagados, no dia 07 de julho de 1980. 

Segue algumas fotos do local, mas a primeira é do site que mencionei acima, já que aquela área, por mais que tenham tido visitas "abençoadas", funciona uma boca de fumo e eu só fui até o início da escadaria eheheheh (pessoal, a visita na igreja vale a pena, a arquitetura é muito bonita e a vista é linda, mas alguns acham que funciona uma boca de fumo, eu subi e vi malandros fumando, e não foi uma vez, foram várias, pode ser que não seja boca de fumo, mas se não for no horário de funcionamento da igreja, favor ir em grupos. Mas deixo minha recomendação para conhecer, vale a pena)
Agora falando da caminhada em si, eu aconselho que andem nas ruas paralelas as ruas principais, desde que sejam movimentadas de pessoas heehhe, por que o tráfico de carros é bem menor nelas. Passeios praticamente não tem, a maioria é detonado de modo que não dá para uma caminhada. Olhem o estado:
Mas não pensem que isso é o pior!!! Tem trechos completamente absurdos!! Só com fotos para se ter uma idéia:
Tem horas que praticamente não tem passeio e simplesmente aparece um muro, outros o "passeio" é tão alto que chega a ser bizarro. não não, bizarro foi essa última foto, olhem onde está a escada. loool!! Como diz Neto (Comentarista da Band): "É brincadeira?!".

Portanto, vias principais estão fora de cogitação. vá pelas secundárias que são mais tranquilas e muitas são bem movimentadas.

Continuando minha caminhada, parei no fim de linha do Uruguai, ou é Alagados ou sei lá, simplesmente cada pessoa me dizia uma coisa uahuahauhauha, mas eu acredito que seja o bairro do Uruguai, local denominado antigamente como Alagados, pertencente a península itapagipana (ou que sobrou dela). 
Essa última foto mostra a confusão de nomes, um é alagados e outro é península itapagipana. hehehe. Nessa mesma área encontrei algo curioso, um Cine-Teatro!!!!

Curioso, por que é difícil ver isso em áreas pobres da cidade, confesso que já caminhei muito por lá e nunca tinha visto! o local tá totalmente decadente, não consegui informação se ainda funciona, mas foi inaugurado pelo então governador Antônio Malvadeza ACM em 1982 como um "presente" para o bairro (que na época era só palafitas), para se ter uma idéia, foi a primeira construção de alvenaria do bairro heheheh e com ar condicionado loool. Bom, mas informações podem ser encontradas na dissertação de Mariana Albinati pela faculdade de comunicação da UFBA, que mostra que não foi tão presente assim. 
Continuando, encontrei um milhão de pequenas igrejas, brasas vivas, alfa e omega, pentecostal, universal, graça de deus, entre outras (fiz um comentário gigante sobre as igrejas, mas achei por bem retirar, vai que ofende alguém heheeh e não, não sou ateu, mas não acredito nas igrejas atuais). Também encontrei centros de lazer, bem conservados até, algumas praças e muitos campos de futebol (como sempre, lool).
Então cheguei na famosa (negativamente, com frequente aparição em programas como Se Liga Bocão!) Batistaca (ou Bati-Estaca), e não me perguntem o motivo do nome, não encontrei!! Mas é um grande passeio feito em cima de um esgoto que era a céu aberto que vai desde o Uruguai até o caminho de areia, é realmente grande. E nela encontro a Academia Leal (não encontrei um link decente) que participa de algumas corridas em salvador e já vi ganhando algumas. 
Entrando em algumas ruas acabei parando na Rua Direta do Uruguay e fui até até a divisa com os Mares, perto do supermercado Maxxi. É nessa rua a maior concentração de comércio do bairro, tem a Gerdau, muitas madeireiras, materiais de construção, MUITAS indústrias têxtil, serigrafia, igreja internacional da graça de Deus, e é claro a Universal, entre outras casas de comércio. 

Também encontramos o Shopping Outlet Center, voltado para a classe C e D, foi inaugurado em 1997 e tem um fluxo diário de 5 mil pessoas. Um resumo sobre o local pode ser encontrado no Salvador Cultura Todo Dia
Bom, a rua é uma droga para caminhada, apinhada de gente, passeios mal feitos, carros estacionados, fluxo de de carro muito grande, entre outros, enfim, não caminhem nessa via. 

Aproveitei e passei numa rua que é uma feirinha muito popular no bairro, e como toda boa feirinha, é no meio da rua. 
E chego no largo que tem a entrada para o viaduto do motorista, que é onde finalizo minha caminhada. novamente um campo de futebol e a Praça Eliziário Barbosa que foi sumariamente tomada pelos carros (já que a região tem muitas oficinas), no momento estava vazio por que fui cedo, mas acreditem, chega a ser absurdo a quantidade de carros. apesar que pensando bem. quem levaria seu filho para brincar numa área altamente movimentada de carros e ônibus a alta velocidade.  
Abaixo segue o trajeto que fiz:

Finalizo o post por aqui, espero que tenham gostado e até o próximo Caminhando por aí!!



3 comentários:

  1. Olá Rey ou rei, meu bairro Uruguai se escreve com i, enfim, amei a reportagem e só pra saber você não subiu na igrejinha Nossa Senhora dos Alagados, como conseguiu as fotos?? rsrs um abraço!!
    Amei seu blog! ;)

    www.jilpinheiro.wordpress.com.br ( dê uma passadinha no meu também)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante sua analise do bairro do Uruguai, mas..., mesmo assim vos alerto de que a Igreja Nossa Senhora dos Alagados não funciona como uma "Boca de fumo" a não ser que você tenha uma declaração da inteligência da policia que afirme tal argumento pois essa é uma analise de quem ouve muitos boatos e informações distorcidas.Venha visita-la e farei questão de lhe falar um pouco sobre a igreja o que ela representa para o bairro e para a arquitetura Brasileira e também falaremos um pouco sobre o bairro.
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uillians,

      Nunca disse que a igreja funciona como uma boca de fumo, e sim a área ao redor. E não tenho declaração da polícia, eu fui lá 3 vezes e vi, e dizer que é boato é no mínimo irresponsabilidade. Talvez tenha exagerado como "boca de fumo" mas que vi pessoas usando drogas, inclusive o cheio denuncia, eu vi, mas não na igreja, numa área mais ao fundo.

      Mas apesar de tudo, minha sincera opinião é que ir na igreja para os cultos, onde vai muito gente, é seguro, inclusive já fui a muitos lá, a igreja é belíssima sim, e te muita história. E com certeza a arquitetura é diferenciada. Vale uma visita por esses detalhes. Ah, até onde testemunhei, toda comunidade é sempre bastante receptiva, os visitantes não vão se arrepender.

      Só alertei para não ir sozinho em horários nada recomendados.

      Excluir