quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

[DL 2012] Resenha: Gula - O Clube dos Anjos


Editora: Objetiva
Páginas: 130
Policial / Paródia

Mais um livro do Desafio Literário 2012, e digo de antemão, recomendo!! 

A história:
O livro relata como foram as mortes de 10 pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o Clube Picadinho. Não to "spoilando", esse é o início do livro :P. O clube é composto de 10 homens (nunca com mulheres) e reúne uma vez por mês na casa de algum deles para poder saborear pratos, mas andava um pouco decadente depois de 21 anos de existência. Eis que chega um cozinheiro excelente e reaviva o grupo com seus pratos, por coincidência ou não, os membros do clube começam a morrer, mas a gula não deixa eles pararem de se encontrar. 

Minha Critica:
OK! Depois da decepção de ter lido "Como água para chocolate", achei que esse livro ia ser a mesma coisa, já estava com preconceito sobre o tema gastronômico. kkkkkk. Enfim, li suas 130 páginas muito rapidamente, a curiosidade de saber como será cada morte era enorme, e devo dizer, que foram muito boas. De algum modo, o livro acabou me lembrando do ÚNICO livro de Agatha Christie que li: "O caso dos 10 negrinhos" , foi a mesma cadência, um ritmo muito familiar, fora que foram 10 mortos, hehehehe. 

Ainda assim, eu compartilho da incompreensão de alguns personagens: “se quiser comer o prato supremo você terá que morrer depois!”. Eu preferia não comer. Mas realmente o personagem principal afirma que as pessoas não entendem, eles já são fracassados tanto na vida profissional quando na amorosa, e acham que vale a pena ou simplesmente, não conseguem resistir aos pratos. Como diz uma das frases do livro: 
"O homem é o homem porque quer mais!" (Rei Lear, Shakespeare)
O estilo de Veríssimo é realmente muito bom, o livro tem uma fluidez excelente, não enrola com as mortes, não se perde em detalhes dos ambientes e não se delonga com as descrições dos pratos, um livro feito na medida certa! 

O final é de certa forma surpreendente, eu sei que morrem muitos, mas nunca pensei nesse tipo final, foi muito interessante, ainda assim, achei fraco. O que? Sim foi interessante a sacada do Veríssimo para o final, mas eu achei fraco, ficou parecendo final de filme onde a continuação da história será exibida na sua seqüência, fora que achei muita impunidade, mas enfim, faltou um fechamento melhor para a história.

O livro é recomendado, é uma leitura leve, descontraída, dá para ser feita em um dia tranquilamente. 


NOTA: 6,5 / SKOOB: 3 estrelas.

Abraços,
Reiner

OBS: Achei um vídeo no youtube sobre um projeto brasileiro de fazer um filme/documentário sei lá hehehe: 
O carinha falou umas informações errada, mas estou dando o desconto heheh (são 21 anos e não 30, não são sempre de famílias nobres, apenas 2 eram gordos, nem todos gostam tanto de vinho etc ¬¬).

3 comentários:

  1. Eu quero ler, me empresta logo pra eu aproveitar que estou sem ler. E pede o livro do Imperador de volta!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, já? Rsrsrsrsrsr!

    Acabei de comentar a resenha do primeiro, recém!

    Mas fico muito feliz que você tenha gostado mais deste. Eu ainda não comecei, mas hoje mesmo, mais tarde eu o pego.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ah, li-o há tempos, mas lembro-me que gostei...

    ResponderExcluir