domingo, 30 de setembro de 2012

[DL 2012] O Trono de Fogo


Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Páginas: 398
Fantasia / Mitologia


Eis a minha oitava resenha do Desafio Literário 2012, Minha lista e mais informações podem ser encontradas neste link!

A história do livro:

O Trono de Fogo é a continuação da história sobre dois adolescentes que são descendentes de faraós contada primeiramente no livro A Pirâmide Vermelha. Sadie e Carter são da família Kane, e isso quer dizer problemáticos e também muito poderosos. A história começa no Museu do Brooklin e é onde ficamos sabendo que o objetivo dos garotos é encontrar o livro de Rá para despertar o velho deus, impedindo assim o renascimento de Apófis. 

A trama passa por vários locais com monumentos egípcios, apresentação de vários deuses (mesmo os menores) com destaque para o Deus Anão Bes, que os ajuda no lugar da Bastet, e é um personagem carismático. Muitas batalhas com magia surpreendentes e uma interessante passagem pelo Duat seguindo o caminho do Barco do Deus Sol. 

Minhas Impressões:
A perspectiva da narrativa é dos dois irmãos, o que foi uma boa surpresa que começou com A Pirâmide Vermelha,  pelo menos não ficou igual a narrativa de Percy Jackson, heheh. Vou avisando que a visão de Sadie, apesar de garota, não é igual a crepúsculo e coisas e tal, ela é mais revoltada e o livro acaba tendo apenas um pouco de romance (Thanks God). 

Eu gostei bastante da continuidade, o enredo tem uma ação muito frenética praticamente não há pausas para explicações ou reflexões, tudo vai acontecendo muito rápido e a trama vai se desenrolando. Uma boa jogada do Riordan fio a introdução de novos personagens magos como aliados, efeito do pedido de ajuda feito pelo primeiro livro, isso deu possibilidade de mostrar outras magias (além de Hórus com Carter e Ísis com Sadie) o que ficou excelente. 

Ainda assim, achei um pouco massante a leitura, não tinha tantas surpresas, ele simplesmente já deu o doce logo no início (juntar as partes do livro de Rá) e teve poucas surpresas durante a leitura, e então só restava a ação e a descrição dos lugares e dos deuses. O único segredo mesmo era saber o que Walt (um dos novos magos) escondia e o papel de Vladimir (se era um mago bom ou ruim), o resto era meio que previsível.

Aqueles que gostam de mitologia e achou muito bom Percy Jackson, essa é uma leitura altamente recomendada. Infelizmente não há como não fazer comparações, e realmente existem muitas semelhanças, como as visões quando se dormem, adolescente ligados aos deuses, uma casa parecida com um acampamento entre outras, espero que se um dia for feito um filme, que o livro tenha melhor sorte que Percy. heheheh 

Nota: 7,0 - Skoob: 3 estrelas.

Um abraço,
Reiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário