domingo, 14 de agosto de 2011

[Caminhando por aí!! #2] Salvador: Lobato

Olá meus caros bilhões de leitores, ansiosos para saber aonde eu fui parar neste domingo??? Claro que não estão, afinal vocês já leram o título do post, ahuuhaahuauhauauh. 
Pois é minha gente, eu fui caminhar pelo bairro do Lobato, na avenida surburbana, e o que vem a cabeça de vocês quando falo o nome Lobato? 
"Local onde foi descoberto o primeiro poço de Petróleo do Brasil!!!"

E foi mesmo!!! A descoberta foi em 1939 pelo entãoPresidente da Bolsa de Mercadorias da Bahia, Oscar Cordeiro. Olha uma foto antiga que achei no blog Outrofoco, que é bem bacana e fala sobre Salvador por outras perspectivas:
Oscar Cordeiro, pioneiro da exploração do petróleo no Brasil, diante do poço de Lobato, na Bahia, nos anos 30
Mas é claro, Oscar não foi o verdadeiro descobridor, ele foi o responsável pela perfuração, mas o local já tinha sido descoberto pelo Engenheiro Agrônomo Manoel Inácio Bastos e viva o engenheiro desse Brasil :D. O blog Outrofoco conta boa parte dessa história, mas encontrar a foto Inácio não foi fácil, mas encontrei no blog do governo!!! Loool, nem sabia que o governo tinha blog, heheeh, mas foi no Blog do Planalto que encontrei e tinha boas informações sobre o passado do petróleo, vale a pena dá uma conferida :D
engenheiro agrônomo Manoel Inácio Bastos
Pois bem, então vamos começar a caminhada! O ínicio foi na base do viaduto (não achei o nome, logo vou chamar de Viaduto do Lobato, hehehe), e fui em direção a prainha do Lobato, segue as fotos:
Deu para ver que o local está em obra e que meu foco tá uma m**** heheeheh, mas lembrando, isso é foto do celular, já que não vou ficar dando mole com uma câmera por lá.
Pois bem, o local não tem passeios próprios para caminhada/corrida, porém como conta com pouquíssimo trânsito e as vias são largas, dá para caminhar numa boa. Possui alguns buracos, um pouco de lama aqui e acolá, mas nada que atrapalhasse a atividade. E tem bastante verde, coisa que surpreende a muitos.
Existem várias pracinhas no bairro, o que é bem legal e estavam bem conservadas (obviamente pela população, pq se depender dessa prefeitura . . .). Cheguei então na prainha, que dá uma bela vista para a enseada dos Tainheiros, na Ribeira.
Não é a Barra, mas tem orla, hehehehe. Bom confesso que não entraria nesse mar, ele é meio marrom o.O. Mas vcs querem ver algo curioso, a foto abaixo, mostra alguma aves em cima de uma corda, ou mais especificamente, uma rede (não viu, clica na foto e usa a lupa heeheh). Para que uma rede????? Essa rede evita que o lixo da região vá para a Ribeira!! Engenhoso, não?!? Em vez de limpar, vamos manter o lixo no lado mais pobre, assim é salvador!! Mas nem tudo é ruim, já foi bem pior hehehehee, essa área era cheia de palafitas (3500), o que poluia ainda mais a área. Hoje, com o programa Ribeira Azul, junto com outros programas realocaram os moradores (eu sei pq vi) para outro local no próprio bairro. pena que alguns moradores vendem as casas e voltam para as palafitas, mas elas foram todas praticamente eliminadas.  Quer saber mais aconselho que olhem esses slides da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, muito bom (é do governo, logo tá maquiado um pouco, mas tá legal).
Enfim, então voltei e fui para o outro lado, próximo a via férrea. Nunca tinha ido na estação ferroviária do Lobato, achei legalzinho eheheheh, mas tirei fotos de cima da ferrovia e também da indústria de Óleo de Momona, Bom Brasil Óleo, onde tirei a última imagem.
Na volta mas pracinhas, alguns becos aqui e acolá, mas os lugares estava sempre bem movimentados, propício para caminhadas, O colégio da Polícia Militar, unidade do lobato está ao fundo da primeira foto. Na caminhada dava para notar um grande número de quadras de futebol (umas 4, mas tem muito mais), a galera gosta mesmo!!! 
E finalizei a caminhada no posto de vacinação do bairro:

É isso aí, complementando esse post, vocês sabem pq o nome do bairro se chama Lobato?? Vou logo avisando que não é por causa do Monteiro Lobato heheeh. Segue um vídeo que fala sobre o Bairro e explica o nome (O vídeo é bem legal):
Grande Francisco Rodrigues Lobato, não sei se foi bom ou ruim, mas foi o responsável pelo nome do bairro. O que o dinheiro não faz né? (muitas coisas). Enfim,finalizo aqui deixando recomendações para o Salvador Cultura Todo Dia e também de um fórum com muitas fotos do Bairro (fotos sem maquiagem) SkyScraperCity. Segue pelo google maps o meu roteiro. 

Um forte abraço, e até o próximo Caminhando por aí!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário