domingo, 21 de agosto de 2011

[Caminhando por aí!! #3] Salvador: Ribeira

Caminhando por aí!! na bela e histórica Ribeira, mas na verdade não caminhei por lá, eu bicicletei auhauhauhahua, sim meus caros, Estou montando uma bicicleta (altos gastos lol) e com uma semana de uso me atrevi ir até a Ribeira, então as fotos podem ficar piores (será possível) :D. Para os saudosistas, começo com uma foto antiga da localidade, e garanto a vocês que está praticamente inalterada:

O ponto de partida foi a Praia de Cantagalo, conhecido pela suas festas e fim de semana com a família. auhahuahu Não se enganem, nunca levem sua família lá, para se ter uma idéia, procurem por Cantagalo no Youtube e geralmente os vídeos são retirados por ir contra a politica de nudez e sexo. mas pela manhã é tranquilo para uma boa caminhada e também para andar de bicicleta. A praia é cheia de cascalho mas é uma delícia assim mesmo, tem alguns trechos interessantes de areia que valem a pena dá um mergulho.


O local é bem movimentado, e como já fui muito lá, garanto que não há um perigo considerável, só a noite mesmo que NÃO RECOMENDO!!! ah! sabem por que o nome Cantagalo??? Reza a lenda que é devido as brigas de galos que tinham no local. Seguem as fotos:

Sinceramente, o local é muito massa. A caminhada é muito tranquila, poucos buracos, tem o mar por companhia e ainda tem a opção de correr/caminhar na areia. Poucos carros também e uma boa brisa. 

Continuando a caminhada, eu chego na praia de Bocari que estava passando por uma grande reforma da orla (Deus sabe quanto tempo isso vai levar). Uma parte da pista estava interditada mas nada que atrapalhasse. As ruas ainda conservam seu aspecto secular e tem vários casarões que complementam a vista. 

E o que eu encontro por lá????? A The Best Beach, a melhor boate de Salvador (segundo eles). O nível da programação cultural é Edcity, SaiddyBamba entre outros sucessos!!! 

Saindo da putaria diversão chegamos na igreja da Penha (juntinho a praia de Bocari). Fica no extremo da península Itapagipana e o lugar é muito muito muito bonito. a igreja é muito bacana e se integra a paisagem de forma belíssima. Segue algumas fotos, e a última é uma vista panorâmica ( o que um bom fotógrafo não faz né eheheh)
Finalmente chegamos na Praia da Ribeira. Segundo o blog Salvador Cultura Todo Dia, Ribeira, em vernáculo, é o local onde o navio ou embarcação, tem uma oscilação de marés tal que permite que o barco fique em seco para trabalhar. No Wikipedia diz que é uma palavra portuguesa que significa ancoradouro. A verdade é que esse movimento não acontece mais, devido ao aterramento do local e da avenida suburbana, uma pena.

O local é muito bucólico, mesmo não sendo uma área rural, mas a integração das casas com a natureza e os casarões antigos dão toda magia ao local. Casarões esse caindo aos pedaços uahauhahu, mas eu vi alguns reformados, muito legal. (não reclamem do sol em minhas imagens, ao vivo estava muito massa).

Chegando na enseado dos Tainheiros (advinha o pq do nome? ahhhhhh, isso mesmo, por causa da colônia de pescadores de tainha ehehhe) encontramos a famosa Sorveteria da Ribeira (infelizmente estava fechada), fundada a 70 anos pelo italiano Mario Tosta. O sorvete é espetacular, um pouco caro para o local, mas vale a pena.
Andando pouco mais (andei demais eheh) cheguei no local de treinamentos e competições de esportes náuticos e onde está localizada a mais antiga raia de remo do Brasil. Nesta praia acontecem também as competições de vela e canoagem. 
E o que mais tinha aqui???? O Primeiro aeroporto de Salvador!!! Na verdade um hidroporto, mas era bem badalado e de certa forma luxuoso. O avião era o Catalina (foto do pego no google, logo não sei se era bem esse). Infelizmente, o hidroporto funcionou apenas no período da descoberta do petróleo em 1939 e depois fechou com a inauguração do aeroporto de salvador em 1943. Hoje abriga um restaurante e senão me engano uma marina. E só para constar, os hidro aviões não aterrisam, e sim, amerisam (não sabia disso, por isso estou colocando). fico imaginando se no rio seria ariorisam auhauhauhauha, sério, não encontrei qual seria o nome no rio, mas na lua é alunissar!!!! 

Termino minha caminhada de quase 3km no Saveiro Clube da Bahia, o lugar era um depósito da Cervejaria escandinva Carlsberg. Achei um site interessante que conta em detalhes a história do local bem como várias foto, é o História de Salvador - Cidades Baixa e Alta, muito legal. 

O percurso que fiz está abaixo, para aqueles que quiserem repetir. A caminhada é recomendada, o lugar é calmo mas com movimentos basicamente de pessoas que querem fazer atividades físicas.

Exibir mapa ampliado
Me despeço com o som de Jauperi sobre a Ribeira. um forte abraço e até o próximo Caminhando por aí!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário