domingo, 7 de agosto de 2011

[Caminhando por aí!!] Salvador: Orla da Barra

Para inaugurar a seção Caminhando por aí!! escolhi a Orla da Barra de Salvador. Um dos melhores locais para se caminhar na cidade, em minha opinião. Outra coisa, as fotas foram tiradas de um celular Nokia E63 que tem uma boa resolução e tal, mas foram tiradas caminhando e eu não sou nem um pouco bom em tirar fotos, então se contentem com o que temos heheeheheh. 

O Ponto de partida foi o centro de artesanato da Barra, que estava fechado devido ao horário (cedo, muito cedo, cedo demais eheheh). 

Logo de cara, me deparei com a bela paisagem da Orla da Barra, morros, praia, um belo vento, um sol agradável e nuvens!!! Sim caros, estava nublado, o que eu particularmente gosto, melhor que andar com o sol torrando o juízo.
As opções de caminhadas é pelo passeio que foi recentemente (acho que tem uns 2 anos) repavimentado o pela areia. Eu fui pelo passeio mesmo, mas com uma vontade de dar um belo mergulho! De qualquer forma, os passeios não tinham buracos e qualquer outra coisa que pudessem atrapalhar a caminhada e estavam limpos.
Outra coisa interessante, é que aos domingos é feito um bloqueio para os carros, de modo que os cidadãos possam caminhar/correr sem preocupações, já que o fluxo desses "atletas" aumenta bastante nesse dia.
Aos 15 min de caminhada, me deparei com o Forte de Santa Maria, famoso por rechaçar, nos meses de abril e maio de 1638, o assalto das forças neerlandesas (apesar de popularmente serem, incorretamente, chamados de holandeses), mas sob o comando do Conde Maurício de Nassau! Obviamente, Atuando junto com os Fortes de Santo Antônio e São Diogo
Uma curiosidade do local, é que o Brasão Imperial, sobre a entrada, sobreviveu à Proclamação da República Brasileira, sendo digno de nota, assim como a fachada sul da Casa de Comando, recoberta de telhas, tratamento impermeabilizante comum, à época colonial, na região soteropolitana (SOUZA).

Mais adiante, mais belas paisagens, culminando no Forte de Santo Antônio, conhecido como Farol da Barra. 
O farol da Barra é o mais antigo do continente americano, foi construído em 1583, e passou por diversas reformas. O farol só foi colocado em 1698 (depois do desastre é claro!! que foi o naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento). Quer saber mais?? o link do Wikipedia está bem interessante, vale a pena dá uma acessada.

Achei massa a imagem em 360 graus do farol, tem várias outras do local, vale a pena dá uma olhada no porto da barra, e em fotos com o por do sol. 
Farol da Barra in Brazil
Fiquei surpreso em saber que a Barra possui uma localização geográfica única no mundo, onde é possível ver tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no mar, pois ocupa o vértice da península em que está a cidade. É banhada pelo Oceano Atlântico de um lado e de outro está a Baía de Todos os Santos em sua parte interna.


Enfim, a caminhada, quase que cultural ahahahaha, terminou no Cristo, que sinceramente, não sabia nada sobre ele. heheheeh, Mas pesquisando vi que ele é mais antigo que o Cristo Redentor (muita gente acha que é uma cópia, ¬¬'), foi feito pelo grande escultor italiano Pasquale de Chirico, em Gênova, e chegou na Bahia em 24 de dezembro de 1920. Quem quiser saber mais, aconselho uma passada no blog Soteropolitanos.
Antes de me despedir, Tirei duas fotos de toda a Barra, ficou muito bonita, mas pela paisagem heheheeh, muito bacana o local.
Então está mais do que aprovado o local para caminhadas, corridas, surf e outras práticas saudáveis. Me despeço com uma promessa de voltar para uma caminhada noturna, depois da foto abaixo, fiquei com muita vontade. 
Abraços, até a próxima.
Reiner Requião,

Nenhum comentário:

Postar um comentário