quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

[DL 2012] Resenha: Tito - A profecia de Jerusalém Vol 1


Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 8528609340
Páginas: 308
Romance histórico

Um livro do Desafio Literário 2012, não estava na minha lista, mas acabei lendo emprestado da Kerol, a resenha dela vc encontra aqui!

A história:
Primeiro, não tem spoiler, afinal é um romance histórico e todo mundo deveria saber história, :D!! De qualquer forma, se não conhece Tito, favor ler sua página no Wiki!

A história se passa no século 1 depois de cristo, ou seja, Jerusalém tá um turbilhão de ideologias. De um lado está os extremistas, que não querem conversa com Roma e acha que Deus irá favorecê-los, do outro lado os moderados, que querem uma coexistência pacífica com os romanos. E ainda surge mais um lado, os dos apóstolos de Jesus, mas foi só um gancho, uma pequena aparição de Paulo!! Esse caos levam a guerra contra os romanos, e eles tentam ser a primeira nação livre totalmente do controle de Roma, então muitas batalhas acontecem. 

Em paralelo, Tito, um dos generais de Roma, e futuro imperador, vive um amor intenso com Berenice, uma princesa judia da casa de Herodes, e portanto podre de rica. e assim se passa o livro, guerra, romance e política, culminando na destruição do Templo de Jerusalém!!!! Assim uma profecia se realiza, que mudará o mundo!!

Minha Critica:
Gosto bastante de romances históricos, e ao ler Tito (vol. 1) não pude deixar de fazer comparações com a série o Imperador de Conn Iggulden. Então vamos as críticas:

A história é muito bem contada, bem tramada e condizente com os livros sobre Roma que já li. Mas ainda assim, não me envolveu! demorei 10 dias para ler suas 308 páginas (tive outros problemas também), sinceramente, faltou alguma coisa no livro que me conectasse a ele. Ainda assim, volto a dizer, o livro é muito bom. 

Achei as partes com Berenice de uma chatice sem fim, me lembrava as 60 páginas de crepúsculo (sim, nunca li todo, ler os pensamentos de Bela é o cúmulo) e acho que foi isso que deixou o livro meio chato. Apesar que, depois a parte dela melhora, principalmente quando envolve Tito!

O livro tem muitos momentos de ação, eu acho que o autor devia explorar mais isso, por exemplo narrando igual a batalha final ou como nos Livros de Conn Iggulden ou Bernad Cornwell. Algumas guerras ficaram parecendo jogo de RPG, os dois exércitos colidem A sai vencedor, cadê a narração dela? como foram exatamente? Só a última se salva, e também contra Jotapata.

Uma outra coisa bem interessante, é o comportamento dos judeus, fanáticos demais pelas coisas de Deus, e é notório que desde aquela época, eles ainda se matavam, facilitando o trabalho romano. eu falei uma vez e repito, se um imperador romano quisesse, teria dizimado esse povo, eles acham que Deus simplesmente irá salvá-lo. Mas deve-se salientar que eles sempre tiveram astúcia e muita fibra, e que lutaram bravamente oferecendo uma boa resistência, mas se ao menos se juntassem de verdade, acho que eles ganhariam de Roma.

Enfim, o livro é recomendado!!!!

NOTA: 7,5 / SKOOB: 4 estrelas.

Reiner

8 comentários:

  1. Parece ser um livro maçante. Eu não conhecia, mas como gosto de romances históricosvou com certeza procurar conhecer mais...
    Mas não sei se me animei com a sua resenha ou me desanimei...rs Talvez tirando as partes com a Berenice o livro é bom? rs
    Mas vai pra minha lista sim! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla,

      O livro é muito bom, mas é que não consigo ler livro como crepúsculo onde fica muito focado nas divagações das mulheres. Mas ainda assim, tenho uma amiga (Carol) que leu e que adora romances históricos, e ela disse que o livor é muito bom, e o que mais motivou foi ver o relato sobre a destruição do templo.

      Eu indico, achei bem interessante e para mim foi muito legal ver a troca de imperadores, foram 6 só em um livro heheheheeh. MAs confesso que esperava mais das batalhas.

      Excluir
  2. Adorei sua resenha, bem sincera!! Eu também não consegui digerir
    Crepúsculo...
    Você mencionou que leu o volume 1, quantos são ao todo?
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Freyasigel, valeu pelo comentário.

      São dois volumes, somando tudo dá umas 600 páginas. segue o link dos livros no skoob:

      http://www.skoob.com.br/livro/15372
      http://www.skoob.com.br/livro/15374-tito-o-veu-de-berenice

      um abraço,

      Excluir
  3. Boa resenha. Acho que Crepúsculo, realmente não foi escrito para o público masculino! Mas é um livro muito bom, infelizmente destruído pelo cinema, como muitos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Maylle-Chan!!

      Quanto a Crespúsculo, aina vou tentar ler novamente, depois do DL acho que consigo ler qualquer coisa hahahahaha. Mas minha Amiga Carol, uma grande leitora, gosta desses e de outros como Academia de Vampiro. Um dia dou uma chance. Valeu

      Um abraço,

      Excluir
  4. Envolvimento com a história contada é um dos critérios de leitura do qual custo a abrir mão. Por outro lado, o componente histórico-bíblico existente na narrativa me atrai.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da sua resenha, principalmente da sua critica!!!! EU nao sou fa de romance historico.

    ResponderExcluir