quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

[DL 2012] Resenha: Frankenstein



Autor: Mary Shelley
Editora: L&PM 
Páginas: 252
Drama

Eis a minha quinta resenha do Desafio Literário 2012, Minha lista e mais informações podem ser encontradas neste link!

A História:
Victor Frankenstein é um brilhante cientista que almeja ser reconhecido pelos seus conterrâneos por fazer algo realmente significativo. Dentre as várias opções, se interessou pela Vida!! E para entender a vida era preciso entender a morte. Victor consegue e cria uma nova criatura, que de tão grotesca lhe causa horror. A partir daí acontece embates entre criatura e criador, da natureza humana, preconceitos, sentimentos entre outras coisas. 

Minha Crítica:

Assim que peguei o livro pensei, arf, outro livro velho que vai ter uma leitura enfadonha, igual ao Quincas Borba! kkkkkk Ledo engano!! A leitura do livro é surpreendentemente fácil, fluída e instigante.  

Lendo a história só pensava: "De onde veio essa imagem que o monstro era verde? com parafusos no pescoço ou na cabeça, e que mal sabe falar?" O livro é totalmente diferente, o monstro fala com tal polidez que chega a ser assustador ahahhaahah. Devo dizer que a imagem mais próxima que achei na internet foi o monstro feito por Robert de Niro (foto a direita):
Outra diferença, é que o monstro não é um conjunto de partes humanas!! Pare para pensar, quantos seres humanos tem 2 metros e meio?? Não são muitos não é? Frankenstein constrói todos os órgãos, membros a partir de pedaços de animais mortos ou mesmo defuntos. Só me pergunto quanto a conservação do material, afinal levou 2 anos construindo!! Enfim, detalhes hehehehehe

Outra coisa, não classifico o livro como terror, não vi nada demais, só drama mesmo. Acho até que Shalley poderia ter caprichado mais no lado terror, mas como é um livro inovador já tá valendo.

Eu devo concordar com a Maylee-Chan em sua resenha. O cientista genial é muito ingênuo. As partes de ação do livro são óbvias. Assim que o Frankenstein desistiu de fazer uma fêmea (pois não queria a procriação da espécie monstro kkkkk) era óbvio que ele mataria seu companheiro de viagem. Ou mesmo a parte da noite de núpcias na qual o Monstro fala: "- Está bem. Vou-me; mas lembre-se de que estarei presente à sua noite de núpcias.". Sério, tava na cara que a mulher dele ia morrer, WTF!!!

Tirando esse pequeno spoiler, o livro tem seu mérito em duas coisas: 
  • A narrativa fantástica dos locais por onde eles passam, principalmente em companhia de Clerval, um amigo de Victor e que é apaixonado pela vida. É simplesmente de tirar o fôlego.
  • A visão do monstro é de uma profundidade que é sublime. Os primeiros dias, principalmente quando ele assistia o cotidiano de uma família "humilde" é simplesmente muito bonito e principalmente reflexivo. Pois na visão de quem não tem absolutamente nada, ver uma família em estado de pobreza era como visualizar um palácio. E nos faz pensar no que realmente precisamos para viver. 
O debate filosófico do motivo do monstro "torna-se" mal é também levantado, e o monstro conclui dizendo:
"Da mesma forma, jamais encontrei da parte de quem quer que fosse um mínimo de complacência. É justo isso? Devo ser tido como o único criminoso quando todo o gênero humano também errou contra mim? Por que você não odeia Félix, que expulsou seu amigo de sua porta? Por que não condena o camponês que tentou destruir o salvador de sua filha?"
Aqui ele cita que Félix, na qual ele ajuda sem saber, e ao se apresentar toma uma surra é expulso. E também tem a passagem que ele salva uma menina e o pai ao ver, atira no monstro. Tudo devido ao julgamento humano do que é feio é mal. Um trecho interessante logo após esse, mostra que o monstro não se orgulha do que faz, mas é movido pela inveja da felicidade das pessoas reforçado pelo maus tratos que sofre. 
"Diante de tanta incompreensão e injustiça, tangido pela revolta, assassinei criaturas inocentes, que nem mesmo sabiam da minha existência. Lancei meu criador, digno, em todos os sentidos, do amor e admiração dos homens, aos meandros da mais completa desgraça. Aqui está ele, na brancura e frieza da morte. Por mais execrado que eu seja, nada iguala o desprezo que sinto por mim mesmo."
O que está errado? O ser humano ou o monstro? O assassinato por si só é errado, mas as causas que o levam também é importante. talvez seja uma representação da máxima, "Aqui se planta, aqui se colhe" (ou algo do tipo :P).

O livro é recomendado e sonho que algum dia, alguém fará uma adaptação decente da história. 


NOTA: 8,0 / SKOOB: 4 estrelas.

Abraços,
Reiner

OBS: Outro livro clássico que quase compro. que absurdo. kkkkk. A história é de 1818 e portanto já é de domínio público, basta ver aqui!!! Bom, essa é a versão em pdf, eu preferir pegar a versão epub no ePUBr.

2 comentários:

  1. Ah, eu comprei porque eu odeio ler na internet D:
    então não me importo de gastar com Drácula ou Frankenstein sabendo que posso carregá-los pra todo lado

    Muito boa tua resenha, e que bom que gostou do livro! A Mayllee meteu pau nele hehehe

    Concordo com ela, mas tem toda a questão de ser inovador e colocar a novata Shelley num patamar de escritora de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahhaha, só para esclarecer, eu leio no e-reader mesmo \o/

      Excluir