quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

[DL 2012] Resenha: Tito - O Véu de Berenice Vol 2


Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 8528609537
Páginas: 308
Romance histórico

Eis a minha sexta resenha do Desafio Literário 2012, Minha lista e mais informações podem ser encontradas neste link! Aproveitando, ese livrot não estava na lista do Desafio Literário 2012, mas acabei lendo emprestado da Kerol, a resenha dela vc encontra aqui!

A história:
É a continuação da história de amor entre Tito e Berenice, que foi bastante afetada com a destruição de Jerusalém e com a perspectiva de Tito se tornar imperador. Além disso, o livro relata como foi o reinado de Vespasiano, as intrigas de romas, e a ascensão e reinado de Tito. Grande destaques para narrativa da erupção do Vesúvio e para a inauguração do Coliseu. 

Minha Critica:
O livro tem uma narrativa mais fluida do que o primeiro, e pode-se notar isso pelo fato de não ter qualquer guerra no livro, e ainda assim eu não considerar chato! rsrs!! O fato de não ter guerra, eu acho que é raro em livros sobre romanos geralmente tem alguma batalha, heheh! O romance foca basicamente nas intrigas para matar Tito ou Berenice ou sobre como Tito estava receoso em ser imperador. Vencido essa fase, o restante da história é para mostrar as catástrofes e a inauguração do Coliseu, então chamado, Anfiteatro Flaviano.

Como destaque, quero dizer que a narrativa sobre a erupção do Vesúvio foram excelentes, como ficou a cidade de Pompéia, como os sobreviventes viviam e como Roma se comportou foram muito interessantes. O livro valeu a pena só por isso, afinal, nunca tinha lido, na visão de um cidadão, como se daria uma erupção!! (Morri de rir, com o fato dos moradores correrem com travesseiros na cabeça kkkkkkkk, imagina a cena uahauhauhauhauha.). A Narrativa do anfiteatro já tinha assistido, meio que sabia o que aconteceria (ou esperava), mas vale destacar a batalha naval (real) que ocorreu dentro dele, muita loucura dos romanos hehehe.

Bom, o lado negativo do livro é realmente a falta de ação militar (apesar que realmente Vespasiano fez um reinado de paz), achei o fim de alguns personagens meio forçados, principalmente o de Tibério Alexandre (o administrador do Egito que foi o primeiro pretendente de Berenice). E também achei a primeira parte muito demorado, que é relata a resistência de Tito ao poder.

Enfim, o livro é recomendado!!!!

NOTA: 7,0 / SKOOB: 3 estrelas.

Reiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário